O Ateliê Literário visa compartilhar e disponibilizar informações e produtos sobre vários temas (filmes, livros, música, HQs, séries, datas especiais...). Aqui no blog você pode acompanhar os bastidores do Ateliê, informar-se sobre os produtos e promoções e conhecer um pouco mais sobre cada tema.


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

♠ Já mandou sua cartinha? Eles já!

Sempre gostei de bilhetinhos e cartinhas decorados... Escrever para Papai Noel, então, era o máximo! Essa magia das cartinhas voltou para cá com minha sobrinha, mas agora que ela cresceu, outras cartinhas têm ganhado nossa atenção nos últimos anos: as do Papai Noel dos CORREIOS! (Empresa de Correios e Telégrafos - ECT)
Os funcionários dos Correios selecionam cartas de áreas carentes por todo país e fazem uma triagem excluindo adultos, endereços repetidos, falta de dados e pedidos como remédios, dinheiro, computadores e eletrônicos similares. O que fica no bolo? Brinquedo: bola, boneca, bicicleta...
http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2010/
 Você passa nos Correios e adota a cartinha – seus dados pessoais são anotados com o número cadastro da carta. Tem cartinha pra todo bolso, gente. O prazo para adotar as cartinhas esgota dia 18 de dezembro, dando tempo a eles para conferir tudo. E se você perder esse prazo ou estiver sem tempo para ir lá escolher uma cartinha que caiba em seu bolso de Noel, não tem problema. Depois desse prazo eles não liberam cartinhas, mas recebem presentes nas agências dos correios. Esses presentes são direcionados a cartinhas não adotadas em um processo interno mais ágil. Até aquele brinquedo da loja de 1,99 faz a festa de alguém!
Convido vocês a participarem. Minha dica para presentes soltos: bonecas, bolas e carrinhos.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

♠ É aquela época do ano!

Não tem como negar: mil propagandas, reportagens de noeis temporários, crianças com suas listas quilométricas... É Natal!!!
E eu já me preparo para o natal – não o natal do ateliê, que praticamente pára, produzindo apenas para o novo ano – mas da minha casa e família. (Pois aqui santo de casa tem que fazer milagre sim!)
Enfeites para a mesa da Ceia e mesinhas da família – pois somos família festeira – presentes e embrulhos, árvore de natal e ainda preparar a casa para receber parentes e amigos... um corre-corre!

Apesar do estresse que acaba chegando com a correria, adoro essa época!
Here we go again!

sábado, 20 de novembro de 2010

ϟ Eu quero esse display!!!

Eu e amada sobrinha minha na estréia de HP, assediando os displays.
Quero taaaando do fundo do meu coração os do Snape, Belatrix e Valdemort!!!!!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ϟ EU VOU SER TITIAAAAA!!!!!

Senhora Tchesca está gravidaaaaaaaaaaa!!!

Chorando aqui, miga-lhes!!!!!!!!!!!!!

ϟ É hoje!!!!!!!!!!

Meu coração amanheceu disparado!
Estou nervosa, pessoas, nervosa!!!
Hoje, precisamente à meia-noite e um estréia HP e as Reliquias da Morte!!!
A ansiedade está me matandooooooooo!!!!!!!!!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ϟ Como uma Fênix?

Hoje, na página inicial do Yahoo, uma notícia me chamou atenção pela expressão “bebê buraco-negro(na hora tentei imaginar algum tipo de buraco-negro-kawaii) que “comeu o equivalente a uma massa terrestre”. Imagino que bebês tenham mesmo muito apetite, ainda que bebês buracos negros.
A simples manchete já deu asas a minha imaginação - mas foi ao abrir a reportagem, logo no primeiro parágrafo, que me perdi nos pensamentos:

“Depois de observar uma estrela próxima explodir como supernova em 1979, astrônomos acreditam agora que a morte estelar não foi do tipo comum. A explosão foi grande o suficiente para produzir um buraco negro. Os pesquisadores acreditam que foi mesmo isso o que ocorreu porque alguma coisa está consumindo os vestígios gasosos da estrela destruída”

Uma estrela que morre e de sua morte gera um baby buraco? Seria uma cósmica fênix?
Ah! Como essa ideia me diverte!

Bom.. para forçar um pouco a barra e não fugir do tema, comecei a fazer alguns mimos da Fênix de Dumbledore... isso enquanto penso em como posso fazer um fofo baby buraco negro esfomeadinho (como todo recém-nascido que se preze!).

domingo, 14 de novembro de 2010

ϟ Ingressos comprados!

Ingressos na mão e apenas cinco dias faltando... o estomago até dói!
E no meio dessa expectativa toda, uma nuvem de tristeza já que esse ano minha BFF (quão teen é isso?! rsss) não estará do meu ladinho durante o filme. =[ Miss you, Pi!
Tenho evitado a todo custo trailers e toda sorte de spoilers! Tem sido engraçado levantar no meio da praça de alimentação cantarolando para não escutar a conversa da mesa ao lado. Pareço uma doida! (quase fico constrangida... mas daí lembro que parecer doida já é um lugar comum para mim... sigo rindo então!)

sábado, 13 de novembro de 2010

ϟ O Médico e o Monstro

Essa manhã Google, com a imagem celebrativa (existe essa palavra?) acima, avisou do 160º aniversário do autor de O Médico e o Monstro (The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde), Robert Louis Stevenson. Mesmo se não leu o livro, estou certa de que você já viu alguma versão da história, seja no filme ou HQ da Liga Extraordinária,
ou ainda nas mil citações de desenhos animados:
Pernalonga (em Hyde and Hare)
Picapau (em Crazy Inventor)
Scoobydoo (em Zumbi Island, que também faz referência a outro livro do autor, A ilha do Tesouro)
Mickey (em Great Parade)
Piu-Piu e Frajola (em Hyde and do Tweet)
Tem mesmo muita coisa por aí. O autor, mocinho escocês do Séc.19 que de tempos em tempos cito aqui e no Ateliê Verde, escrevia coisas bem interessantes não apenas na ficção. Era uma daquelas mentes interessantes e interessadas pelo que acontecia no mundo.
Recomendo uma pesquisa pela web e a leitura do que cair em suas mãos - os livros, artigos de jornal disponibilizados na web, citações, diários. Vale a teclada.


Quanto a mim, acho que tentarei fazer bonecos de Jekyll e Hyde (o médico e o monstro) e algo com mais umas citações de Stevenson.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ϟ Qual o seu Patrono?

Após assistir HP e A Ordem da Fênix, decidi fazer alguns medalhões com os patronos.
E pensando em conjurar o patrono, qual seria minha lembrança mais feliz?
Lembramos de tantas coisas ruins, mas quais seriam nossas melhores lembranças? Aquelas capazes de afastar qualquer medo ou sombra?
Fiquei imaginando também qual seria o meu patrono: talvez um cachorro (como Ron), ou um coelho, (como Luna), ou provavelmente um ratinho-da-colheita, pensei.

Fui procurar mais um testinho e olha só o resultado:
Pois é, Harry! Você não é o único!
Fiz o teste aqui:

sábado, 23 de outubro de 2010

ϟ Passando a tocha...

Deixa eu dizer logo; foi frustrante ter que ler boa parte dos livros que me empurraram na escola. Não tinham a menor relação com minha faixa etária, interesse,etc. Recuperar o gosto pela leitura veio tãããão mais tarde.
Como é bom ver essa molecada lendo Harry Potter, Crepúsculo, Senhor dos Anéis, Eragon... Lendo por gostar do livro e não porque tem um trabalho para amanhã sobre um livro chato e de linguagem arcaica.
Sou daquelas fãs empolgadas, que se fantasia na estréia de cinema, coleciona coisas (motivo de existir desse blog e do ateliê literário), adora eventos como o KODAMA, faz torcida no Oscar... e claro que contagiar os outros é sempre bom.
Minha sobrinha é uma adolescente da geração Crepúsculo. E, a revelia do que alguns críticos possam dizer, o tal do livro veio para acrescentar: consolidou em minha sobrinha e outras duas amigas o gosto pela leitura. Brindo a isso!
Elas começaram a ler antes de sair o filme. Foi especial o dia que levei a pequena pra comprar as continuações (com o dinheiro que ela tanto economizou!). Que delícia compartilhar com ela esse momento fã. Outros livros vieram na sequência; ela começou a ler Vampire Diaries antes de assistir a série (que passava muito tarde pra ela e seu sono de colegial), e vários outros impressos foram ganhando seu interesse.
Há cerca de um ano pedi numa locadora aqui perto um display do Crepúsculo – Edward e Bella em papelão da minha altura. O simples fato de contar pra minha petit pelo telefone já foi divertido e rendeu uns gritinhos de fã. Essa manhã, quando ambas já havíamos esquecido, ligam-me da tal locadora:
“Dona Cláudia, se ainda quiser, pode vir buscar o display do Crepúsculo”. Fui correndo à locadora buscar, escondi no meu quarto e quando a pequena chegou aqui, pedi que buscasse algo lá para mim...
- “Edwaaaaard!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”.so so sooo funny and cute!!!
Levei os três – ela, Edward e Bella – pra casa, arrumamos o display em seu quarto e, quando saí de lá, ficou minha pequena ligando pras amigas pra se gabar dos novos roommates. Já estamos combinando uma noite crepúsculo, para ela e amigas assistirem aos filmes.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

ϟ Expecto Patronum!

Essa cena me deixou histérica. Quase levantei no cinema para aplaudir! (gritei, confesso)
Nem consigo descrever a coisa aqui sem usar um vocabulário esdrúxulo! Foi tão forte quando Harry conjurou o patronus, tão poderoso, tão... aaaahhh!!!!! Foda!
Foi o primeiro momento "bruxo-muito-poderoso" de Harry!!!
Acho que de todos os filmes esse é o que mais gosto! Adoro os dementadores! Adoro lobisomens! Adoro Gary Oldman! O Hipogrifo! ... tanta coisa pra amar nesse filme!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ϟ Ribbon Maniac!!!

É sempre um perigo entrar em certas lojas. Para alguns de nós o consumismo aflora em artigos de moda, para outros em eletrônicos, e há quem não possa ver um novo cosmético na prateleira. Meu consumismo habita em 3 setores: alimentação (nenhuma dor em pagar mais por boa comida!), ferramentas (adoro uma nova bugiganga para meus crafts) e AVIAMENTOS (fitas, rendas, viés... me perco).

O plano era entrar na loja de aviamentos, perguntar se tinha elástico colorido largo, comprar o tal e ir embora. E como não tinha o pretendido elástico, a sequência era dar meia-volta e sair, certo? Errado! Quando olhei aquele paredão de fitas...

Sinapses criativas tomaram conta, você vê, e eu já não tinha mais controle! Bonecos começaram a desfilar em minha frente adornados pelas fitas, bolsas flutuavam exibindo a combinação de cores nos detalhes... Tantas possibilidades para cada uma das fitinhas, que inundaram minha mente de ideias...

Quando saí do transe percebi que estava sentada no ateliê com um novo arsenal de fitas decoradas... 39 estampas diferentes, para ser exata.

... cachorros, gatos, ossos, vacas, patos...

... flores, frutas, cogumelos...

... cupcakes, chás, bolos, pães...

... brinquedos, listras, corações, bolinhas...

E, apesar do descontrole todo, só de olhar pra elas fico mais feliz.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

ϟ Le Petit Cadeau!!! =]

Não sei onde pessoas acham essas miudezas que eu nunca acho – ou acho por um preço impraticável.
E, nessa andança pelo blog dos outros, uma das coisitas que sempre quis era um desses pingentes de máquina de costura – sempre vejo nas fotos dos outros e jamais nas lojas daqui.
Daí, numa distraída manhã, entre cafés e coca-colas: ta da! Menina Fernanda saca da bolsa o petit mimo! Ganhei!!! =D Olha que coisa meis pequena e fofa!!!
Nem sei o que farei com a petit ainda - se um broche ou colar ou... (ops! Lá se foi minha mente outra vez!).
Bom, enquanto não me decido vou agradecendo prendada mocinha Fernanda, não pelo mimo (que agradeci na hora com sorriso bobo no rosto), mas pelo carinho e fofurisse com a pessoa aqui! Thanx sugar! Loved it!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ϟ O primeiro trailer


Ainda lembro de quando assisti esse trailer pela primeira vez - achei incrível e fiquei cheia de expectativa. O tralier realmente me pegou de supresa!
Então finalmente o tal Harry Potter estreou no cinema. Tudo era tão encantador: os doces no trem, as corujas com suas cartas, Hermione e seus livros. Como achei fantástico o Beco Diagonal! Ah! Que delícia foi assistir esse filme no cinema (todas as vezes!)
E como é bom esperar por cada novo filme. [mesmo quando estes me frustram em certos aspectos, como no 4º filme, por culpa do imbecil do diretor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!]

Vou assistir ao filme agora (verei um a cada semana até a estreia do sétimo), para terminar mais tarde umas vassouras que estão secando - my very own baby Nimbus!!=]

domingo, 3 de outubro de 2010

ϟ Eu acredito no Chapéu Seletor

Divirto-me com esses testes de personalidade on line para descobrir que personagem eu seria em certo livro ou filme, e coisas do tipo - quando adolescente, fazia todos os da revista Caprocho... risos... E desde que começaram a ser disponibilizados os do Harry Potter onde, tal qual o Chapéu Seletor, o quiz me anunciaria a qual das quatro casas de Hogwarts pertenço, obtenho o mesmo resultado. São anos de teste, em diversos sites diferentes e sempre sai a mesma coisa: LUFA-LUFA (HufflePuff).


Não tem como fugir, sou da casas dos texugos!!!
Todos os fãs de HP que me conhecem dizem o mesmo. E quanto mais leio sobre a casa, fundadores e estudantes, mais chego à conclusão de que sou mesmo de lá. Não dá pra discordar do Chapeu Seletor!
Deixo você com a sena do Chapéu Seletor e vou fazer alguns seletores de feltro... Enjoy!

Links dos testes de personalidade do chapéu seletor que mais gostei abaixo. De que casa será você?
http://www.timidity.org/tests/sortinghat.html
http://www.thealmightyguru.com/Reviews/HarryPotter/Docs/Quiz-House.html
http://www.personalitylab.org/tests/ccq_hogwarts.htm