♦ Comprar produtos artesanais apresenta inúmeras vantagens. Além da originalidade e personalização dos produtos, o mercado artesanal gera empregos, estimula a identidade artística, social e cultural de uma cidade, região ou país. Não obstante, a prática do artesanato pode utilizar materiais não comumente aproveitáveis pela indústria, como recicláveis, sobras de madeira e tecido. Assim, a prática de artesanato sustentável, sem impactos a natureza depende apenas da escolha do artesão. Outra vantagem direta do consumo de produtos artesanais está na descentralização da indústria, que se vê forçada a uma adaptação para práticas menos agressivas ambientalmente.
♦ Tendo se informado de como trabalha o artesão de quem comprará um produto (estimulo a busca de artistas e artesãos ecologicamente engajados) e qual produto comprará, alguns cuidados garantirão a melhor conservação da peça adquirida.
♦ Vale lembrar que a qualidade de um produto independe de sua industrialização ou manufatura, estando diretamente ligada à seriedade e prática responsável de quem produz e comercializa (por qualquer que seja a técnica ou processo de produção).
Abaixo seguem algumas dicas básicas. Depois delas você encontrará dicas específicas sobre os produtos do Ateliê Literário. No caso de dúvidas você pode mandar um email ou deixar diretamente uma mensagem no fim desta página.
Dica geral: INFORME-SE!
♦ Pergunte ao artesão sobre a resistência do produto com relação a água, sol, impactos, produtos de limpeza, cosméticos e calor.
Sol – alguns materiais desbotam ou sofrem deformação no contato direto com o sol. Uma vez informado(a) você pode escolher melhor a prateleira onde irá expor seu novo xodó
Água – O grande problema para alguns produtos é a umidade. Nem tudo agüenta por longo tempo a umidade da cozinha ou banheiro, o que deve ser considerado se você está comprando para estes ambientes.
Impacto – quedas e batidas devem ser consideradas dependendo do local de exposição/uso, e também quando temos crianças (imagine a diferença que faz uma peça de madeira à uma de vidro quando seu baby puxa a toalha da mesa)
Produtos de limpeza e cosméticos - cada produto de limpeza e beleza que utilizamos possui uma fórmula química que pode causar alguma reação em produtos de decoração ou mesmo artigos de moda (um exemplo é o couro que, dependendo do tratamento, mancha facilmente com protetor solar, sendo uma idéia não tão boa para aquele dia que você planejou no clube)
Higienização - é sempre bom saber como você pode limpar/lavar cada produto. Nem tudo pode ir pra máquina de lavar, entrar em contato com aquela flanelinha com álcool ou com paninhos que soltem fiapo. Um exemplo que sempre me ocorre está naquelas peças brancas de alguns modelos de geladeira... Bastou passar produtos como Veja e Ajax algumas vezes e pronto; elas estarão para sempre amareladas...
Calor – é sempre bom saber se o produto têxtil que você comprou pode ser passado e a que temperatura. Alguns tecidos agüentam o calor, mas as aplicações feitas neles são mais sensíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário